As palavras divinas de Huckabee

21 01 2008

Hugo Gaspar

A recente entrevista de Mike Huckabee à revista religiosa Beliefnet (www.beliefnet.com) expôs de uma forma clara e sem qualquer tipo de rodeios, a visão preconceituosa que este candidato republicano à Casa Branca tem sobre assuntos como a homossexualidade ou o aborto.

Solidamente assente numa base religiosa, a retórica de Mike Huckabbe é do mais extremista que pude assistir nestas primárias, sendo que como em tudo na vida, o exagero e o radicalismo, tornam certas declarações de Huck, no mínimo, ridículas.

Mike Huckabee, que foi Governador do Estado do Arkansas entre 1996 a 2007, e é também Pastor da Igreja Baptista, comparou na entrevista à Beliefnet, a homossexualidade à bestialidade, e o aborto à escravatura.

Respondendo se durante a campanha tinha sentido em algum momento particular a presença de Deus, Huck é elucidativo: “Oh, absolutely. Especially sometimes in the debates when I get asked some question and I’m thinking, “Oh my.” I think it was just before the YouTube debates, I got a really gracious email from Rick Warren, who was a seminary classmate of mine, and he just quoted me Luke, Chapter 12, that when you stand before the assembly, give no thought to what you shall say for the holy spirit will give you the words in that hour. And I just really meditated upon that, and that was, I think, a real breakthrough night for me. I felt like the Lord truly gave me wisdom and responses that were truly needed at that time.

Parece-me que não será muito justo para os restantes candidatos debaterem com Mike Huckabee, tendo este uma ajuda tão…divina.

O facto de Mike Huckabee ser um fervoroso religioso não é por si condenável, longe disso. Aquilo que me causa repulsa é usar-se argumentos religiosos, ou pior, interpretar textos bíblicos e adequá-los às conjecturas da campanha, ou aos seus próprios interesses e preconceitos.

Anúncios

Acções

Information

One response

23 01 2008
Alvaro Pais

Temos que interpretar isto à luz do povo americano, que sobretudo fora das grandes capitais de Estado parece “imaginar” estar sempre em contacto com o divino, até uma nuvem em forma de cachimbo (ou que se aproxime de qualuqre objecto) é quase “um milagre”… Que dizer de quando lhes parece formar alguma uotra coisa familiar associada ao imaginário religioso, ou um rosto de alguém, conhecido ou não.
É bem mais chocante para nós que para eles, este tipo de discurso. O facto de Huckabee ter reslvido “meter” Deus no meio dos seus “political affairs” não será sacrilégio, será no máximo alguma falta de dignidade que conquistará eventualmente uns quantos espíritos mais fracos. Se o candidato acho que lhe fizeram soar as palavras emanadas de Deus, , melhor para ele, sofrerá menos, com a graça do consolo divino, depois da derrota em Novembro!
Bom texto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: