O Perfil de Mitt Romney

3 02 2008

Mitt Romney

Eleito Governador do Estado de Massachusetts em 2002, o seu mandato acabou em Janeiro de 2007.

Nasceu em Detroit (Michigan). Reside, actualmente, em Belmont e é casado com Ann Davies.

Mitt Romney é filho de George Romney que foi Governador do Michigan entre 1963 e 1969. Um mórmon devoto, Mitt estudou na Brigham Young University, na Harvard Law School e na Harvard Business School. Ao invés de voltar ao seu Estado-natal, Romney deixou-se ficar por Massachusetts e tornou-se vice-presidente da Bain & Company, uma empresa de consultadoria e gestão. Em 1984, funda a Bain Capital, uma empresa de investimentos que aposto forte em companhias como a Staples, a Domino’s Pizza e a Brookstone; com base nisto o próprio Romney se tornou dono de partes consideráveis das referidas empresas. Em 1990, voltou à Bain & Company e retirou-a das dificuldades financeiras que a ameaçavam. No decorrer de tudo isto, Mitt Romney acumulou uma fortuna considerável e foi bastante activo em campanhas cívicas e de caridade.

Em 1994, foi o nomeado pelo Partido Republicano para concorrer contra Edward Kennedy para o Senado. Perdeu por 58% – 41%, o que constituiu a vitória menos folgada de Kennedy desde a sua primeira eleição em 1962. Em Fevereiro de 1999 foi convidado para presidir à comissão de organização dos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City, que se encontrava em deficit financeiro. Romney ultrapassou novamente as dificuldades financeiras, e conseguiu fazer dos Jogos um sucesso – 87% dos habitantes do Utah consideraram positivo o seu desempenho.

Foi a partir desta altura, que Mitt Romney começou a abordar a sua candidatura a Governador do Massachusetts. Apareceu como um outsider, em várias aparições públicas em vez de discursar utilizava apresentações em PowerPoint. Era contra as subidas nos impostos, acreditando que a solidariedade social era função das organizações religiosas.

O Partido Democrata nomeou para concorrer contra Romney, Shannon O’Brien que se envolveu em várias polémicas com Mitt, nas quais se acabou por acusá-lo de ser machista.

Apesar disto, Romney venceu por 55% – 45%. Nos seus primeiros dois anos conseguiu equilibrar o orçamento do Estado, evitando um aumento de impostos. Opôs-se firmemente contra a decisão do Supremo Tribunal, em Novembro de 2003, que autorizava o casamento homossexual. Suportaria algum arranjo em termos de uniões de facto, mas não o casamento. Apoiou a pena de morte e deu um forte incentivo à legislação que favorecia a investigação médica sobre as células estaminais (em 1998, tinham diagnosticado esclerose múltipla à sua esposa e, depois do tratamento, ela estava a melhorar).

Embora estando num dos chamados Blue States Mitt Romney não hesitou em vincar as suas características de Republicano. Fez campanha contra John Kerry em 2004 dizendo que Kerry seria: “a most unfortunate person to have as president of the United States”.

Não procurou a reeleição e, já em 2006, era apontado como um dos possíveis candidatos à nomeação republicana para as eleições presidenciais de2008. Depois da fracassada táctica de Giuliani, aparece-nos como o único competidor contra um cada vez mais forte John McCain, no entanto o seu carácter e fortuna pessoal ainda poderão ditar algumas mudanças. Esperemos pela Super Terça-Feira.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: