Mike Hukcabee – A Surpresa da Super Tuesday

6 02 2008
João Esteves

Sócio ITD

Os resultados eleitorais dos diversos Estados já começaram a ser anunciados. Embora a noite eleitoral ainda não tenha terminado (antes pelo contrário), podemos desde extrair algumas ilações. A primeira prende-se com o surpreendente (porventura extraordinário) desempenho de Mick Huckabee.

Após ter sido aventada a possibilidade da sua desistência por parte dos candidatos que se encontram neste momento numa posição cimeira (Romney e sobretudo McCain), Huckabee superou todas as expectativas esta noite. Com efeito, ninguém previa que o candidato em análise averbasse triunfos em estados como o Tennessee, Alabama , Geórgia ou Arkansas. Mas conseguiu.

Huckabee demonstra que na política o dinheiro não é o elemento principal, nem existe uma correlação directa entre as quantias financeiras aplicadas nas campanhas e os resultados obtidos. Este político evidencia que se move sobretudo por ideais, por convicções – o que começa a escassear na política contemporânea – e, por conseguinte, faz a diferença. É inegável que concitou o apoio da direita evangélica, mas penso que atraiu igualmente uma franja dos republicanos mais moderados, devido a posições que assumiu em matérias como a saúde ou a imigração. Ademais, Huckabee é telegénico e os eleitores encaram-no como uma pessoa normal, como mais um – e não como alguém superior, o que contraria o arquétipo do conservador.
Dito isto, creio que, desta forma, Huckabee posiciona-se cada vez mais para se tornar o vice- presidente de McCain. Uma conjugação de esforços entre os dois contribuiria para unir o GOP em torno do objectivo primacial que passa, naturalmente, por vencer as eleições em Novembro. De facto, McCain é encarado com alguma relutância pela direita mais conservadora, mas atrai os moderados e independentes – Huckabee é o candidato ideal da direita evangélica, conservadora, mas não chega aos moderados. Donde, uma possível parceria seria benéfica para ambos.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: