50 – State Strategy !?

5 08 2008

Tradicionalmente, e por força das peculiaridades sistema eleitoral norte-americano, os candidatos à presidência dos Estados Unidos apostam os seus recursos nos chamados Swing – States, e num ou outro Estado no qual as suas características particulares o fazem ter uma “esperança especial” em vencer.

Mas parece que Obama quer fazer diferente. Aliás, o candidato democrata está a abarcar a ideia da Estratégia dos Cinquenta Estados de Howard Dean, montando uma intensa campanha, com gastos de milhões de dólares em red states, que a maioria dos analistas garante ser terreno fértil para os Republicanos, como sejam o Indiana, o Dakota do Norte, a Carolina do Norte, Montana, Georgia, Alaska e Virginia. A única excepção será este último, onde o papel de Tim Kaine será deveras importante. Só em anúncios de televisão, Barack Obama já gastou (nos 7 Estados) 7, 8 milhões de dólares (vs. 1,6 milhões de McCain).

Muitos os conselheiros democratas estarão neste momento a tentar transmitir a ideia de que será mais profícuo investir em Estados como o Ohio, Missouri, Colorado, Nevada, Novo México ou Iowa. Depois de 4 de Novembro, David Axelrod e David Pouffe serão adorados como génios ou abandonados como doidos…

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: