Perfil de Mike Huckabee

3 02 2008

Mike Huckabee

Eleito, pela primeira vez, como Governador do Arkansas em Julho de 1996, o seu mandato acabou em Janeiro de 2007. Nasceu na cidade de Hope, tal como Bill Clinton. Concluiu os seus estudos na Universidade Baptista de Ouachita aos 19 e frequentou o Seminário Teológico Baptista do Sudoeste durante quatro anos. Nos anos oitenta, Huckabee foi pastor baptista, primeiro em Pine Bluff e, depois, em Texarkana. Em 1989, foi eleito presidente da Convenção Baptista do Arkansas, com um total de associados superior aos 490,000.

A sua primeira aparição no espectro político norte-americano deu-se em 1992 quando concorreu ao lugar de Senador contra Dale Bumpers. Perdeu 60% – 40%. Após a eleição de Bill Clinton para a presidência dos Estados Unidos, o lugar de governador do Arkansas foi preenchido pelo governador-adjunto Jim Guy Tucker. Era então necessária a eleição de um novo governador-adjunto. Mike Huckabee decide concorrer. Decorria então o mês de Julho de 1993 e existia contestação ao plano de impostos proposto pelo antigo Governador Bill Clinton, para além da polémica dos homossexuais no exército. Huckabee bateu o democrata Nate Coulter por 51% – 49%. Foi reeleito em 1994 e, em 1995, Huckabee anunciou a sua candidatura a uma vaga no Senado mas, no entanto, Tucker (Governador do Arkansas) foi acusado de promover empréstimos fraudulentos no valor de 3 milhões de dólares. Perante a demissão de Tucker, Huckabee desistiu da corrida ao Senado e fez a transição para Governador do Estado.

Apesar da envolvente ser composta maioritariamente por Democratas, Huckabee marcou alguns pontos como Governador. Avanços no campo dos cuidados de saúde, cortes nos impostos, intervenções na legislação para prevenir o aborto e a firme defesa da religião na escola, são alguns exemplos disso.

Em 1998, contra o Democrata Bill Bristow, Huckabee foi eleito por uma margem confortável 60% – 39%. Apesar dos cortes no orçamento em 2001, que levaram a cortes na educação e cuidados de saúde, Huckabee continuou a opor-se às subidas de impostos. Era tão popular, que vários pré-candidatos Democratas se recusaram a avançar em 2002. Surgiu uma candidata, simpática apoiante de Bill Clinton, quando este concorreu a Governador do Estado, de seu nome Jimmie Lou Fisher. Não era uma candidata forte, mas esteve perto da vitória. Isto porque Huckabee viu-se envolvido numa série de situações menos abonatórias: O Governador tinha um gosto especial por conceder indultos, e um dos indivíduos a quem tinha concedido um indulto em 1996, comete um homicídio no Missouri; diminuiu a sentença de um enteado de um membro do seu gabinete; e foi acusado por vários funcionários despedidos de os pressionar a contribuírem monetariamente para a sua campanha. Mike Huckabee acabou por vencer por 53% – 47%, enquanto que a sua esposa também concorrente a um outro cargo estadual perdeu por 62% – 38%.

Em Novembro de 2002, foi declarado pelo Supremo Tribunal que o sistema de financiamento escolar do Arkansas era inconstitucional. Huckabee abdicou que concorrer ao Senado contra Blanche Lincoln para resolver o problema e, finalmente em Fevereiro de 2004 conseguiu. No entanto, para alcançar tal feito teve que realizar o maior aumento de impostos da história do Arkansas, justificando-se da seguinte forma: “Pure conservatism means lean and responsible government, not mean and irresponsible government”.

Não obstante o seu desempenho como Governador, Mike Huckabee foi notícia por outros motivos. Em 2003, foi-lhe diagnosticado diabetes tipo 2. Perante tal, no período de um ano perdeu cerca de 50 quilos, não só deixando de comer doces e fritos, como também fazendo exercício regularmente. Em Maio de 2004, deu inicio à iniciativa Healthy Arkansas, para desencorajar os maus hábitos na alimentação e combater o tabagismo. Huckabee defendeu que o governo deveria modelar o comportamento alimentar, mas continuou a opor-se a restrição do fumo nos restaurantes. Com base na sua experiência de vida singular, escreveu o bestseller Quit Digging Your Grave with a Knife and Fork e, com a sua promoção, teve uma exposição mediática nacional.

Mike Huckabee participou activamente na campanha ao lado de George W. Bush em 2004. Perfila-se agora como candidato à nomeação presidencial do Partido Republicano, mas não parece conseguir assumir-se como um candidato nacional à semelhança do que já aconteceu com John McCain e Mitt Romney, apesar dos esforços feitos para conseguir conquistar a base conservadora que elegeu o ainda presidente norte-americano.
Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: